ENERGY
energia-inovadora-2024-rede-brasil-inovador-ecossistema-hub-startup-aldo-rosa-absolar-energy-summit-global-rio
rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
energia-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-hub-startup-absolar-gas-ibpg-rio

Alexandre Silveira defende aumento da qualidade na renovação das distribuidoras de energia em fórum no Rio de Janeiro

Alexandre Silveira defende aumento da qualidade na renovação das distribuidoras de energia em fórum no Rio de Janeiro

Alexandre Silveira defende aumento da qualidade na renovação das distribuidoras de energia em fórum no Rio de Janeiro

Ministro de Minas e Energia participou do painel “Cenários político, econômico, regulatório e institucional” dentro do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou nesta sexta-feira (12/4), no Rio de Janeiro, do Fórum Brasileiro de Líderes em Energia. Ele falou a diversas lideranças do setor, empresários e políticos dentro do painel “Cenários político, econômico, regulatório e institucional”. O ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também participou do painel.  Durante a participação, o ministro reforçou a importância da renovação das distribuidoras de energia.

“Há uma compreensão de que o setor de distribuição é a parte mais sensível do setor. Nós estamos completamente convictos de que o melhor caminho é que já nos aponta a lei atual, que é o da renovação. E vamos fazer isso de forma a melhorar a qualidade do serviço. Nós precisamos de buscar, além da percepção técnica, a percepção social sobre a qualidade serviço”, disse Silveira.

O ministro reforçou que será necessário encontrar mecanismos para medir a percepção dos consumidores quanto ao serviço das empresas de forma mais eficiente e em territórios menores. E que há um grande planejamento para o setor.  “Nós temos um plano de investimentos que apontam para uma direção de R$ 140 bilhões de investimentos nos próximos quatro anos, só no setor de distribuição. Então, vamos buscar fazer essas renovações de forma extremamente rígida, e aquelas que não estão performando no processo da renovação passem a ter índices melhores da qualidade dos serviços prestados”, disse.

O Fórum Brasileiro de Líderes em Energia tem o objetivo de mostrar possibilidades de investimentos em energia renovável, principalmente eólica (on e offshore), fotovoltaica, biogás e hidrogênio verde. Alexandre Silveira também falou do processo de combate à pobreza energética no país.

“Além da questão regulatória, temos um grande desafio no Brasil, através do maior programa de universalização de combate à pobreza energética do planeta, que é o Luz para Todos. Nós vamos eliminar a pobreza energética no Brasil e já estamos fazendo isso”, destacou Alexandre Silveira durante o evento.

Por fim, o ministro ressaltou a importância de se ter investimentos em energia para reforçar o setor produtivo agrícola. “Já temos energia, mas infelizmente não temos da forma que esse setor produtivo precisa. Então nós precisamos levar força para poder aumentar a produção do nosso agronegócio, baixar o preço do alimento, nos tornando ainda mais exportadores para que a gente possa desenvolver a nossa economia nacional e consequentemente melhorar a vida de brasileiras e brasileiros”, finalizou Silveira.