Kinea entra no setor de energia limpa, por meio de parceria com a Hy Brazil
A Kinea, uma das maiores empresas de investimento da América Latina, gestora independente do Itaú Unibanco, acaba entrar no setor de geração de energia solar por meio da Mini Solares do Brasil, onde terá 40% de participação, fazendo parceria com a Hy Brazil, companhia que possui grande expertise no desenvolvimento, construção e operação de usinas hidrelétricas, eólicas e fotovoltaicas. Inicialmente, a Mini Solares do Brasil fará a implantação e gestão de parques solares distribuídos nos estados de Mato Grosso, Goiás, Bahia, Pernambuco e Ceará. A companhia já tem um pipeline de 276 megawatts-pico (MWp) em desenvolvimento, que potencialmente serão implantados até o final de 2025. Atualmente, são 33,3 MWp concluídos e 62,9 MWp em construção.
Ao entrar em operação, os ativos serão arrendados pela FIT Energia, que atua na gestão de ativos de geração distribuída e hoje é controlada pelo Banco Santander. Até o final deste ano, a FIT Energia quer chegar a ter presença em 20 estados e sustentar seu crescimento com a proposta de oferecer para os consumidores, em média, 15% de desconto em relação ao valor da tarifa da distribuidora de energia. Hoje, a FIT Energia tem capacidade de aproximadamente 500 megawatts de potência e a estimativa é de atender a até 100 mil pessoas em uma primeira etapa.
A Kinea irá consolidar a operação por meio de seu primeiro fundo de investimento em participações voltado ao setor de infraestrutura. O fundo Kinea Equity Infra I já captou R$ 1 bilhão. A Vertente Capital e Gestora de Recursos, empresa do Grupo Mauá, firmou parceria com a Kinea para fazer a gestão do fundo de investimento.
Parabéns!