#TrinaDayOnTour, da Trina Solar, chega ao Rio de Janeiro
Evento organizado pela companhia chinesa, que fornece soluções integradas ao mercado fotovoltaico, produzindo módulos, rastreadores equipados com Inteligência Artificial e sistemas de armazenamento de energia; reuniu profissionais do setor para networking e troca de experiências. Em 2024, já foram realizados encontros em São Paulo, Chile, Argentina e Colômbia.
A Trina Solar, única fornecedora global de soluções integradas em energia fotovoltaica, realizou nesta quarta-feira, 5, no Rio de Janeiro, mais uma edição do #TrinaDayOnTour. Criado no início deste ano pelo escritório brasileiro da companhia, o evento percorreu outros países da América Latina, como Chile, Argentina e Colômbia.
Um dos objetivos do #TrinaDayOnTour é promover o networking entre os profissionais do setor e estimular o debate e troca de experiências. Para tanto, são reunidos clientes dos segmentos de Geração Distribuída e Centralizada (GD e GC), distribuidores, integradores, comercializadores de energia, instaladores e consultores que atuam no mercado fotovoltaico. Nesses encontros, especialistas das três unidades de negócios da companhia – módulos, rastreadores solares e sistemas de armazenamento – ficam à disposição para esclarecer as dúvidas dos participantes.
Outro objetivo do evento é informar o mercado, de forma mais próxima, sobre o novo posicionamento da Trina Solar, como “fornecedora de soluções integradas para a geração de energia limpa”. Fundada na China em 1997 e presente no Brasil desde 2017, a empresa é conhecida principalmente pelo desenvolvimento e fabricação de células e módulos fotovoltaicos. Ao longo dos últimos anos, contudo, ela passou a atuar em mais duas frentes.
Uma delas, por meio da TrinaTracker, é a produção de rastreadores solares equipados com IA – Inteligência Artificial. Eles são utilizados para movimentar automaticamente as fileiras de painéis fotovoltaicos para aproveitar ao máximo a irradiação solar. O potencial do mercado brasileiro e de países vizinhos levou a Trina Solar a instalar uma fábrica no Brasil, em Salvador (BA), ampliando de 7,5 GW para 10 GW por ano a capacidade global de produção de rastreadores.
Outra unidade de negócios é a TrinaStorage, especializada no desenvolvimento e fabricação de sistemas de armazenamento de energia. A utilização desses equipamentos em todo o mundo tem apresentado crescimento porque minimiza os riscos de desabastecimento, assegurando assim o fornecimento estável de energia. Há, ainda, estudos que estão sendo desenvolvidos para o ingresso no mercado de Hidrogênio Verde. O primeiro #TrinaDayOnTour foi realizado em São Paulo, em 30 de janeiro; na sequência, em 4 de março, no Chile; em 10 de abril, chegou à Argentina, e em 28 de maio, na Colômbia.
Reunindo aproximadamente 50 profissionais do setor, o evento no Rio de Janeiro foi realizado no hotel Grand Hyatt, na Barra da Tijuca, e contou com a presença de Daniel Pansarella, country manager da Trina Solar no Brasil; gestores das três unidades de negócios na região da América Latina e Caribe (LC); Márcio Trannin, vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar); e Jubayer Chowdhury, senior engineer da CPP Wind, certificadora especializada no segmento fotovoltaico com atuação internacional.
Parabéns!