Voltz e Energisa lançam o “Fatura Protegida”, seguro que paga conta de energia em caso de perda de renda
• Com custo de R$ 2,99 mensais, seguro cobre contas de até mil reais
• Mais de 30 mil clientes já aderiram ao produto
A Energisa, através de sua fintech Voltz, acaba de lançar o seguro “Fatura Protegida”. Esse produto oferece cobertura de até R$ 1.000 em faturas da Energisa em caso de perda de renda temporária involuntária, incapacidade física ou morte, seja acidental ou natural. O custo será de R$ 2,99 mensais, incluído diretamente na fatura de energia. O início da vigência será a data de pagamento da primeira mensalidade, no caso, a primeira fatura em que conste a cobrança do Fatura Protegida. O serviço estará disponível para titulares de unidades consumidoras com contrato ativo, com idades entre 18 e 65 anos, e poderá ser cancelado a qualquer momento através do aplicativo Energisa On. Além da cobertura, os inscritos no “Fatura Protegida” terão a oportunidade de participar de sorteios mensais valendo R$ 10 mil.
Dede maio, primeiro mês de oferta do produto, mais de 30 mil adesões foram realizadas. Com essa iniciativa, a Energisa continua a expandir as opções para seus clientes evitarem inadimplência, que já incluíam parcelamento de fatura vigente no cartão de crédito e diretamente na conta de energia, em até 24 vezes, disponíveis para todos os clientes, independente de possuírem faturas em atraso.
Inadimplência no Brasil
De acordo com o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas, divulgado pelo Serasa em abril de 2024, a inadimplência no país cresceu pelo terceiro mês consecutivo, com um aumento de 0,72% em relação ao mês anterior, representando mais 524 mil consumidores inadimplentes. Atualmente, são 73,42 milhões de brasileiros nesta situação. A faixa etária de 41 a 60 anos possui o maior percentual de inadimplência, com 35,1%, seguida pelos grupos de 26 a 40 anos (34,0%), acima de 60 anos (18,9%), e jovens entre 18 e 25 anos (11,9%).
Segundo a pesquisa “O Bolso dos Brasileiros”, da Serasa, entre os brasileiros que chegaram a atrasar o pagamento de alguma conta durante a pandemia, as contas básicas, como água, luz e gás são as principais prioridades caso tivessem que optar por apenas um pagamento em dia. No entanto, de acordo com a mesma pesquisa, no ranking dos pagamentos feitos em dia essas contas aparecem atrás de serviços de assinatura, telecom, cartão de crédito e plano de saúde.
“Daí vem a importância de um seguro como o Fatura Protegida, pois ele proporciona a contratação de um seguro para a conta de energia elétrica, que é um serviço essencial, ajudando-o a manter a estabilidade financeira em situações adversas, como desemprego involuntário ou incapacidade física. Deste modo o cliente evita interrupções no serviço e pode manter mais facilmente a organização financeira durante períodos desafiadores”, diz Thiago Campagnoni, co-CEO da Voltz.
Como funcionam o Fatura Protegida e os sorteios mensais
O Fatura Protegida proporciona cobertura para diversos cenários adversos, ajustando-se às necessidades específicas de empregados e autônomos. Segundo as condições estabelecidas, trabalhadores que forem desligados involuntariamente, ou seja, sem justa causa e não por pedido próprio, podem acessar o benefício. Para autônomos, é exigida a comprovação da atividade exercida e do impedimento para sua continuação.
O produto oferece uma cobertura de até R$ 750 para faturas pendentes no caso de perda de emprego involuntária, após um período de carência de 30 dias. Em situações de incapacidade física temporária, o seguro também prevê uma indenização de até R$ 750, com um período de carência reduzido para 15 dias. Além disso, no evento de morte, o seguro tem cobertura de até R$ 1.000, disponível imediatamente, sem carência.
Os sorteios mensais de R$ 10 mil são geridos pela Capemisa e programados para ocorrer no último sábado de cada mês, começando dois meses após o pagamento inicial do seguro. Cada cliente participa utilizando um número da sorte, que permanece o mesmo em todos os sorteios.
A contratação é realizada de forma facilitada pelo aplicativo Energisa On e em breve novos canais de adesão serão disponibilizados para os clientes Energisa, gerando mais praticidade na contratação. Os clientes que tiverem dúvidas sobre o seguro, podem contatar o atendimento Voltz, no telefone e WhatsApp 0800 220 0 220 ou no e-mail ajuda@contavoltz.com.br
Sobre a Voltz
Criada em 2020, a Voltz é a fintech do Grupo Energisa, a primeira no segmento de empresas de serviço público de energia. A startup busca novas áreas de crescimento acelerado, ao mesmo tempo em que fomenta inovação, inclusão financeira e digital para os clientes de todo Brasil.
Sobre a Energisa
Com 119 anos de história, a Energisa é um dos maiores grupos privados com capital nacional do setor elétrico brasileiro. Somos um ecossistema de produtos e serviços voltado para protagonizar a transformação energética, conectando pessoas e empresas à melhor solução de energia e construindo um mundo mais sustentável. Nosso portfólio abrange 9 distribuidoras de energia elétrica, 13 concessões de transmissão, uma central de geração fotovoltaica centralizada, uma marca inovadora de soluções energéticas – a (re)energisa –, que conta com um dos maiores parques de geração distribuída fotovoltaica do país, além de comercialização de energia no mercado livre e serviços de valor agregado. Contamos também com uma central de serviços compartilhados, uma empresa de contact center para atender nossos clientes e a fintech Voltz, a primeira no segmento de empresas de serviço público de energia. Recentemente, diversificamos nosso portfólio com a inclusão da distribuição de gás natural, através da aquisição da ES Gás e um projeto, em construção, para geração de biometano a partir de resíduos sólidos. Transformamos energia em conforto e desenvolvimento para mais de 20 milhões de pessoas em 875 municípios de todas as regiões do país e geramos mais de 20 mil empregos, diretos e indiretos.