rede-rs-cidade-2024-brasil-inovador-rio-grande-sul-aldo-rosa-ceo-reconstrucao-doacoes-resgate-acolhimento-abrigo-municipio-enchente-randoncorp-daniel-instituto-elisabetha-randon
energia-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-aldo-rosa-ceo-palestrante-ecossistema-hub-startup-eolica-brazil-windpower-bwp-informa

CCEE marca presença em debates sobre transição energética e hidrogênio no primeiro dia do EVEx 2024 

CCEE marca presença em debates sobre transição energética e hidrogênio no primeiro dia do EVEx 2024 

CCEE marca presença em debates sobre transição energética e hidrogênio no primeiro dia do EVEx 2024

Presidente do Conselho de Administração, Alexandre Ramos, e conselheiro Eduardo Rossi destacaram contribuições da Câmara para os temas

A quinta edição do EVEx (Energy Virtual Experience) teve início nesta quarta-feira (03) com discussões do mais alto nível, reunindo representantes das principais empresas, associações e organizações do segmento energético brasileiro e de Portugal. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, amparada por sua ampla contribuição às pautas que movimentam o setor, foi destaque em dois painéis do dia e reforçou seu posicionamento como promotora do desenvolvimento de mercados eficientes, inovadores e sustentáveis, em benefício da sociedade.

O presidente do Conselho de Administração da Câmara, Alexandre Ramos, marcou presença no primeiro debate do dia junto a outras autoridades brasileiras e portuguesas, que teve como foco a Transição Energética Justa e a Industrialização Verde. O executivo reforçou a importância da abertura do mercado livre para a evolução das fontes renováveis no país, uma vez que permite que cada vez mais consumidores optem por adquirir seu fornecimento destas usinas. Neste sentido, reafirmou que a CCEE estará pronta para a liberação de acesso de todas as pessoas e empresas ao ambiente, quando for permitida pela legislação e pela regulação.

“A CCEE trabalha e trabalhará cada vez mais para auxiliar a sociedade brasileira a promover a tão relevante transição energética. Essa não é uma meta retórica, é um compromisso que assumimos com a ONU, ao nos tornarmos participantes do Pacto Global. Vamos sempre atuar para combater as alterações climáticas e para oferecer energia limpa e acessível para os consumidores do país”, reforçou Ramos em seu discurso.

Eduardo Rossi, conselheiro da organização, participou do painel sobre a Rota do Hidrogênio Verde, no qual ofereceu uma visão ampla sobre a importância do insumo, seu potencial de crescimento deste mercado no país e a vocação da CCEE para apoiar o desenvolvimento do mercado. “Nós estamos nos envolvendo de forma cada vez mais ativa com as pautas que impulsionam o setor elétrico nacional, e o hidrogênio de baixo carbono é um tema com o qual temos muito o que contribuir”, destacou.

Além dos debates com presença da Câmara, o primeiro dia do EVEx também contou com fóruns sobre eólicas offshore, gás natural e biometanos, segurança energética e transição climática, além de entrevista com o CEO da CEMIG, Reynaldo Passanezi. Durante a manhã, foi assinado, ainda, um protocolo de cooperação entre a Agência para a Energia – ADENE, de Portugal, e o Polo SEBRAE de Energias Renováveis.

Sobre o EVEx

O EVEx é um dos principais eventos do setor elétrico com interações ibero-latino-americanas. É promovido e realizado, anualmente, por uma empresa homônima, com base em um Comitê Científico e Organizador formado por profissionais altamente especializados na área energética e atuantes no eixo ibero-latino-americano. Além de figurar no painel de abertura desta quinta edição do evento, o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Alexandre Ramos, também integra este comitê.

O encontro ocorre na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte. Os principais nomes dos setores energéticos da Península Ibérica e da América Latina estarão presentes, com foco especial no Brasil e em Portugal. O propósito é facilitar a troca de conhecimentos, oportunidades de networking de alto nível e a criação de novas parcerias para impulsionar a transformação nos setores energético e industrial.

Sobre a CCEE

A CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos responsável por tornar possível a compra e a venda de eletricidade no país e garantir que esse insumo essencial chegue à população e aos setores produtivos. Desde 1999, reúne geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores em um único propósito: desenvolver mercados eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade. Em suas operações, que envolvem tanto o ambiente de contratação livre como o regulado, liquida anualmente mais de R$ 150 bilhões.