Sazonalidade de energia: o que é, como fazer + prazos
Uma das vantagens estratégicas de contratar via Mercado Livre é aproveitar recursos, como a sazonalidade de energia, para garantir o abastecimento e a distribuição ideal da demanda contratada ao longo do ano.
As características dos setores do mercado determinam o uso dos insumos, como energia elétrica, matéria-prima, equipamentos e força de trabalho. Além disso, o comportamento do consumidor é outro fator que influencia o andamento das atividades.
Por isso, quando uma empresa fecha um contrato no Mercado Livre de Energia, o seu perfil de consumo é crucial para que a negociação seja vantajosa e atenda a demanda necessária.
O resultado é ainda melhor se a sazonalização de energia entrar no jogo, pois melhora a previsibilidade e distribuição dos recursos energéticos.
Já ouviu falar em sazonalidade, mas não sabe exatamente como ela é aplicada no Mercado Livre de Energia?
Continue no artigo e saiba o que é, porque adotar, como a estratégia funciona, as vantagens, como fazer a sinalização na sua empresa, prazos e a importância do processo para a eficiência energética do negócio.
O que é sazonalização de energia?
A sazonalização de energia é o processo pelo qual as empresas que contratam via Mercado Livre distribuem a demanda anual de energia contratada com um fornecedor conforme a sazonalidade de consumo ao longo dos meses.
Ou seja, a empresa estuda o seu perfil de consumo, como o uso da energia varia mês a mês e, assim, identifica os períodos em que o gasto aumenta e diminui. Com essa informação, é possível montar as curvas de sazonalização e informar ao fornecedor.
Por ser um mecanismo contratual opcional, as empresas precisam confirmar com o fornecedor se o contrato terá cláusula de sazonalidade de energia.
Como é uma opção vantajosa para a gestão de energia elétrica, vale a pena negociar com empresas geradoras que usam a sazonalidade para melhorar o abastecimento dos clientes.
Por que adotar a sazonalidade de energia?
O principal motivo para as empresas adotarem a sazonalidade de energia nos contratos é ajustar o volume de energia mensal disponível ao perfil de consumo do negócio. O objetivo é não faltar e nem sobrar recursos.
No Mercado Livre de Energia, a maioria dos contratos de compra são de longo prazo, com validade de três anos, cinco anos ou mais.
A sazonalização ajuda a estabelecer o modo de consumo no período de vigência, garantindo o aproveitamento total da demanda contratada e, o melhor, sem desperdícios.
O processo ainda evita o risco de exposição ao Mercado de Curto Prazo (MCP), no qual o preço da energia varia semanalmente. Isso acontece quando o consumo excede a demanda programada, o que vai gerar gastos extras devido à falta de previsibilidade.
Na cláusula de sazonalidade consta os limites mínimo e máximo de consumo mensal e quando o contratante deve informar o fornecedor sobre a demanda do próximo ano.
Isso porque a sazonalidade de energia dos clientes é referência para geração de energia. Ou seja, os fornecedores também planejam suas operações conforme os dados dos clientes.
Para adotar a sazonalização, as empresas devem ter ferramentas que facilitem o acompanhamento do histórico de consumo de energia, ou contar com o apoio de uma consultoria que oriente a estratégia de compra.
Como funciona a estratégia de sazonalidade?
A estratégia de sazonalização é fundamental para negócios que contam com grandes variações de consumo entre os meses do ano. Partindo desse ponto, a empresa usa o artifício para alocar a energia conforme seu perfil de consumo mensal.
O funcionamento do processo depende da avaliação de outros fatores, como tipo de contratação (flat ou sazonal), perfil de consumo e orçamento. Entenda cada variável a seguir:
Contratação flat vs. contratação sazonal
O processo de sazonalização de energia acontece anualmente, e o fornecedor deve ser informado no prazo estabelecido em contrato.
Se o comprador não declarar os volumes mensais até a data acordada, o montante contratado para o ano será classificado como flat. Isso significa que o volume será dividido igualmente entre todos os meses do ano.
O risco de operar em modo flat é a possibilidade de sobrar ou faltar energia, caso não exista uma previsão de consumo anual com limites mínimo e máximo de gastos.
Mesmo com um volume constante, a demanda pode ser planejada, considerando um excedente para cobrir um possível aumento no consumo. Do contrário, a empresa vai precisar comprar energia no mercado de curto prazo e gastar mais que o planejado.
Porém, é possível melhorar a previsibilidade optando pela contratação sazonal. Nesse caso, a distribuição da demanda contratada é realizada conforme a projeção de consumo para cada mês.
Dessa forma, a operação evita sobras nos períodos em que o gasto é menor e despesas adicionais para cobrir meses de maior consumo.
Caso aconteça um aumento inesperado em um mês, o volume pode ser compensado em outro mês para não alterar o volume total contratado.
Observação: cada empresa tem um perfil energético, portanto, o tipo de contratação deve ser o ideal para a realidade do negócio. Assim, a sazonalização pode funcionar para uma empresa e para outra não. O apoio de um especialista no Mercado Livre ajuda a definir a melhor estratégia.
Perfil de consumo
A estratégia de sazonalidade de energia funciona conforme o perfil de consumo da empresa. Para obter essa informação, é necessário investir em estudos e ferramentas que auxiliem na gestão energética.
Muitas empresas não possuem dados precisos sobre sua operação. Porém, migrar para o Mercado Livre sem esse conhecimento afeta a qualidade da experiência e pode até impedir o aproveitamento total da migração.
Isso pode acontecer se o negócio muda para o Ambiente de Contratação Livre (ACL) de forma independente, sem o apoio de uma gestora, por exemplo. Se a equipe interna não tiver experiência no mercado, os detalhes podem comprometer as negociações.
Conhecendo o perfil de consumo de energia elétrica, as empresas prospectam sabendo que a sazonalização é fundamental para o sucesso da operação. O resultado é um contrato totalmente personalizado e seguro.
Orçamento
Por fim, é fundamental ressaltar o papel da sazonalidade de energia para o cumprimento do orçamento anual das empresas.
Os negócios que organizam suas finanças e sabem onde e quanto vão investir no ano, controlam as despesas com total eficiência.
Com isso, também evitam gastos não programados, como compras para suprir a demanda de energia no Mercado de Curto Prazo. O Preço de liquidação de diferenças (PLD), não só é mais alto, mas também volátil.
E a sorte não costuma aparecer nos momentos de compra de última hora para cobrir uma demanda não programada, não é mesmo?
Brincadeiras à parte, a adoção da estratégia de sazonalidade de energia amplia o conhecimento sobre a operação da empresa e destaca aspectos-chave, como o perfil de consumo e orçamento disponível.
Esses dados melhoram a distribuição do volume de energia contratado e ainda permitem otimizar toda operação para o aproveitamento integral dos insumos.
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Quais as vantagens da sazonalidade de energia para empresas?
O processo é complexo e trabalhoso, mas as vantagens da sazonalização compensam todo esforço das empresas para fazer o melhor uso possível da energia. Os principais benefícios são:
Garantir o uso efetivo da energia em curto prazo: com a sazonalidade de energia, o uso do recurso acontece como o planejado em curto prazo. Dessa forma, a empresa elimina compras inesperadas, pois realiza estudos e projeções precisas que orientam as compras no Mercado Livre de Energia.
Facilitar as negociações de energia: usando a sazonalização como referência, as negociações dos contratos de compra de energia são mais eficientes. Com uma demanda clara, a empresa pode buscar fornecedores capazes de supri-la e que ofereçam boas condições.
Economizar nos gastos energéticos: outra vantagem da sazonalidade de energia é a economia nos gastos energéticos da empresa. O valor pago pelo volume contratado será utilizado totalmente na operação, sem sobras ou excesso de consumo, que geram despesas além do planejado.
Ganhar eficiência energética em longo prazo: conforme a empresa cresce, novas demandas surgem, aumentando a necessidade de adquirir mais recursos.A sazonalização garante que as projeções acompanhem as mudanças, auxiliando no fechamento de contratos que contemplem a nova demanda. Assim, a distribuição da energia acontece conforme os parâmetros atualizados, visando a eficiência energética.
Como fazer a sazonalização de energia?
Para realizar o processo de sazonalização dos contratos de energia corretamente, siga os passos abaixo:
1. Cheque as especificações do contrato
A sazonalização é um artifício contratual opcional e sua inclusão depende da estratégia de compra utilizada pela empresa. Dessa forma, se o método for estratégico para a operação do negócio no Mercado Livre, inclua-o nas especificações do contrato.
Além da previsão de sazonalidade, verifique os limites estabelecidos e a data ou período para informar ao fornecedor da demanda para o ano seguinte.
2. Analise o histórico de consumo de energia
O próximo passo é fazer uma análise completa do histórico de consumo da empresa. Caso haja dados disponíveis, avalie 12 ou 36 meses anteriores para identificar os padrões de maior e menor consumo ao longo do ano.
Dessa forma, a equipe tem uma visão detalhada do consumo energético e repassa anualmente a curva de sazonalidade correta para o fornecedor.
3. Definição da sazonalização para o contrato
A última etapa é montar a curva de sazonalização do consumo de energia para o ano, conforme os limites estabelecidos no contrato. O documento pode conter um gráfico para facilitar o repasse e avaliação do fornecedor.
Para garantir uma boa comunicação e a eficiência da estratégia, as informações devem ser repassadas no prazo.
Qual o prazo para comunicar a sazonalidade ao fornecedor?
O prazo para comunicar a sazonalidade ao fornecedor, normalmente, é entre outubro e dezembro do ano anterior à entrega da energia. Então, as empresas devem conferir a data de declaração estipulada pelo vendedor no contrato.
O envio do planejamento energético no período certo auxilia no plano de operação de geração de energia do fornecedor, o que garante o atendimento da demanda total.
Ou seja, geradoras e clientes estão integrados no processo. Quanto mais transparente e clara for a comunicação, melhor será o relacionamento durante o período de contrato.
Exemplos de sazonalização de energia nas empresas
Quando uma empresa identifica na avaliação do histórico de consumo um padrão de variação no uso da energia, pode considerar a sazonalização como estratégia no Mercado Livre.
Um exemplo de empresa com esse perfil são as grandes escolas, que apresentam uma infraestrutura complexa e alta demanda energética. Porém, em julho e de dezembro a fevereiro, períodos de férias, a demanda diminui.
Dessa forma, os gestores podem planejar a alocação do volume de energia com precisão, fazendo estudos para definir a projeção de consumo em cada mês do ano, destacando os meses de maior consumo.
As indústrias que fabricam produtos sazonais, como a de chocolate e sorvete, por exemplo, têm um pico de consumo nos períodos de Páscoa e durante o verão, respectivamente.
Dessa forma, a demanda energética precisa ser planejada conforme o ritmo de fabricação dos produtos para que eles estejam disponíveis para o consumidor no período desejado. Nos casos citados, o volume de produção aumenta antes do período de alta nas vendas.
Os clubes, resorts e hotéis seguem o calendário de alta e baixa temporada conforme a região que ocupam. Esse fator permite usar a sazonalidade de energia para distribuir a demanda contratada, priorizando os meses nos quais o volume de hóspedes aumenta.
Priorize a eficiência energética no seu negócio
Agora que você entende sobre sazonalidade de energia, pode usar esse processo para otimizar a eficiência energética da sua empresa, conhecendo melhor o perfil de consumo.
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