Sindienergia-RS reconhece personalidades do setor de energias renováveis

Sindienergia-RS reconhece personalidades do setor de energias renováveis

O evento ocorreu no Clube Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre

Vitória Fagundes

Presidente, Guilherme Sari e vice-presidente do Sindenergia-RS, Rogério Wallau. | Foto: Ricardo Giusti

O Sindicato da Indústria de Energias Renováveis do Rio Grande do Sul (Sindienergia-RS) entregou na noite desta quarta-feira o “Prêmio Destaques Renováveis 2023”, que reconhece e incentiva profissionais que superam expectativas, criam modelos disruptivos e trazem benefícios econômicos, sociais e ambientais para a sociedade. No total, 17 nomes receberam láureas, entre 15 homenageados representando diversas categorias do setor e 2 destaques máximos, representando os setores público e privado. O evento ocorreu no Salão Leopoldina Juvenil, em Porto Alegre.

Com o tema a “Educação para a Descarbonização” – uma das diretrizes do Sindienergia-RS para os próximos anos, uma das propostas centrais da entidade é estimular indústrias, universidades instituições governamentais por busca de inovação no desenvolvimento sustentável. Em uma cerimônia fechada, os homenageados receberam o reconhecimento por fazerem a diferença no setor de energias renováveis gaúcho.

Cerca de 250 convidados estiveram presentes na segunda edição do evento. A Sindienergia-RS completou neste ano uma década de atividades ininterruptas atuando por uma busca energia limpa e renovável.

Segundo o presidente do Sindicato, Guilherme Sari, apesar de a premiação ser nova no evento, chegando em sua 2ª edição, ela tem uma representatividade significativa tanto aos profissionais, quanto pesquisadores e estudantes do assunto, “é um evento que começou ano passado de homenagear, destacar personalidades, empresários de destaque, trabalhos de pesquisa, academia, todo um setor de energia, principalmente energias renováveis, que são destaque durante o ano. A entrega da premiação demonstra todo trabalho empenhado. Também é um momento de celebração desse trabalho com tudo que é realizado, ao longo dos anos e com as entregas que são feitas”.

Papel da energia renovável no Rio Grande do Sul

Segundo um balanço divulgado em abril desse ano pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, cerca de 83% da energia gerada no Rio Grande do Sul é de origem renovável. O Estado, por sua vez, ocupa a quinta posição no país em capacidade instalada de energia eólica.

“A gente sabe que a geração de energia elétrica é para mover a indústria, os negócios, e uma sociedade toda que consome energia a todo momento. A geração de energia hoje no Brasil e no Rio Grande do Sul é muito forte na questão principalmente quando falamos de energia elétrica e renovável. Nossa intenção enquanto sindicato é promover uma descarbonização por meio de alternativas renováveis, de produtos que sejam certificados dessa forma, também, para que a gente atinja os níveis que queremos: o de excelência”, ressalta o presidente.

Papel do Sindicato no trabalho de energia renovável

Sari destaca que o papel da Sindienergia-RS é o de aproximar o investidor e órgãos públicos nos trabalhos voltados a energia sustentável. “A gente faz todo um acompanhamento que serve como um amortecedor do processo. Isto é, a empresa não trabalha sozinha. O papel do sindicato é o de criar um ambiente de negócios sustentável entre o governo e empresas”, ressalta.

Quinze representantes do setor que se destacaram ao longo dos últimos anos foram agraciados. Cinco profissionais que foram agraciados na noite desta quarta-feira foram indicados pelo Observatório Sindienergia. Segundo a Sindienergia, os profissionais ao longo do ano colaboraram com a difusão de conhecimentos sobre o tema. Além disso, outras 10 personalidades foram agraciadas pela homenagem de áreas como indústria, empresas, entidades, Legislativo e Executivo. Já o prêmio máximo da noite, o Destaque Renovável do Ano, foi concedido ao governador do RS, Eduardo Leite, pelo setor público, e representando o setor privado, o CEO da Renobrax, Christian Hunt.


Confira a lista completa dos vencedores do prêmio Destaques Renováveis 2023:


Homenageados do Observatório do Sindienergia-RS


Ações Públicas de Fomento ao Setor

Luiz Fernando Mainardi – Deputado Estadual


Notícias para a Sociedade

Giovanni Tumelero – Diretor-presidente do Jornal do Comércio


Materiais para a Entidade

Sergio e Katia Juchem – Sócios da Juchem Advocacia


Capacitação para o Setor

Tiago Nascimento Diretor Executivo da Clean Energy


Evento do Ano

Daniela Cardeal, Davi Faria, Guilherme Sari e Rodrigo Sucesso – Fundadores do Evento Wind of Change


Homenageados da Entidade


Destaque no Executivo

Fábio Branco – Prefeito de Rio Grande


Destaque no Legislativo

Frederico Antunes – Líder do Governo na Assembleia Legislativa


Destaque no Governo

Ernani Polo – Secretário de Desenvolvimento Econômico


Destaque na Indústria

Rafael Salamoni – Diretor Operacional da Biotérmica


Destaque Empresarial

Cristiano Klinger – Presidente da Portos-RS


Federação Destaque

Gedeão Pereira e Domingos Lopes Velho –Presidente e Diretor Vice-Presidente da FARSUL


Entidade Destaque

Marjorie Kauffmann – Secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura


Instituição Financeira Destaque

Claudio Leite Gastal – Presidente do Badesul


Oportunidades Internacionais

Carrie Muntean – Cônsul Geral do Consulado dos Estados Unidos em Porto Alegre


Destaque em ESG

Alexandre Bugin – Diretor da ABG Engenharia e Meio Ambiente


Colaborador do Ano

Patricia Dorneles – Gerente de Financeiro no Sindienergia-RS


Destaque Renovável do Ano do Setor Público

Eduardo Leite – Governador do Rio Grande do Sul


Destaque Renovável do Ano do Setor Privado

Christian Hunt – CEO da Renobrax


https://www.correiodopovo.com.br/